O auge do Hard Rock em 1970

Subgênero do rock caracteriza-se por ser consideravelmente mais pesado do que o convencional

 23/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 11/02/2021 as 13:32

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario de Vivo fala sobre o Hard Rock, que surgiu na segunda metade da década de 1960, mas que ganhou grande repercussão apenas em 1970.

De acordo com o professor De Vivo, na década de 1970 novos estilos de Rock foram surgindo para novos públicos, buscando “alimentar o vigor juvenil”, sempre envolvido em questões sociais.

Um desses novos estilos foi o Hard Rock, um subgênero do rock que tem suas raízes no rock de garagem e psicodélico do meio da década de 1960, que se caracteriza por ser consideravelmente mais pesado do que o convencional e marcada pelo uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos.

Ouça no link acima a íntegra do programa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.