Novo Marco Legal do Saneamento oferece modelo ideal de fiscalização

Segundo Edson Wendland, atuação da Agência Nacional de Águas na regulação trará mais segurança jurídica e redução de disparidades regionais

 06/08/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 18/08/2020 as 12:45
Por

Logo da Rádio USP

Um dos pontos importantes do novo Marco Legal do Saneamento Básico é a participação da ANA (Agência Nacional de Águas) na elaboração das diretrizes do setor. Para o professor Edson Wendland, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, essa alteração trará mais segurança jurídica, além de uniformizar normas e procedimentos no nível nacional, o que permitirá reduzir as disparidades regionais. 

Atualmente, são 52 agências que regulam o setor. Com a missão atribuída à ANA de passar diretrizes às agências locais, o professor compartilha que, embora esse seja um desafio para a agência, o marco oferece um modelo ideal de fiscalização: O modelo ideal consiste no compartilhamento de responsabilidades entre a Agência Nacional e os órgãos estaduais e municipais, desta forma, teremos normas uniformes, do ponto de vista nacional, mas aplicadas e fiscalizadas localmente pelas agências estaduais e municipais, considerando as particularidades locais”.

Confira a íntegra da matéria pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.