Monólogo sobre deficiência visual consolida Teatro da Inclusão

O “Diversidade em Ciência” entrevista o ator Cleber Tolini, protagonista de premiado monólogo autobiográfico sobre deficiência visual

21/10/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o ator Cleber Tolini, autor do monólogo O subnormal: uma história da baixa visão. A peça trata da história real de Tolini que, aos 24 anos, descobre estar com um tumor no cérebro. Na retirada do tumor, ele tem o seu nervo ótico afetado e fica com baixa visão.

Com o monólogo, Tolini, hoje com 39 anos, consolida o gênero Teatro da Inclusão, considerando que ele é um dos poucos atores no País com baixa visão atuando na profissão e trazendo essa temática para o teatro. Dessa forma, Tolini tem levado ao teatro o público vidente e, também, pessoas cegas, com deficiência visual ou com baixa visão. A peça tem direção geral de Djalma Lima e direção de movimento de Lena Roque.

O subnormal: uma história da baixa visão venceu o 1º Festival de Teatro de Mairiporã com melhor direção e foi premiado, ainda, como melhor espetáculo do Júri Popular. Em abril deste ano, a peça foi apresentada no Festival Internacional de Monólogos Dom Ivan Garcia Guerra, no Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos.

Tolini também promove o projeto Bengala Verde, da professora argentina Perla Mayo, que é voltado para a identificação das pessoas com baixa visão através da cor verde da bengala, diferenciando-as das pessoas cegas, que usam bengalas brancas.

O objetivo do projeto Bengala Verde é evitar que pessoas com baixa visão, que usam bengalas, sofram constrangimentos ao serem consideradas farsantes pelos videntes, pois, apesar da grande dificuldade de visão, muitos ainda conseguem ler livros ou textos adaptados, mesmo com deficiência acentuada.

Durante a entrevista, Cleber Tolini fala sobre a questão da saúde e da ciência na abordagem da deficiência social e da cegueira, sobre as políticas de inclusão e da cultura como instrumento de transformação.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos, Ricardo Alexino Ferreira, e edição de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: https://jornal.usp.br/radio/