Marc Ferrez: exposição alia fotografia, arte e tecnologia

O Instituto Moreira Salles destaca a versatilidade de um dos fotógrafos mais importantes do século 19

20/05/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

A exposição Marc Ferrez: Território e Imagem reúne a obra do fotógrafo brasileiro no decorrer de 50 anos. Com a curadoria de Sergio Burgi e pesquisa de Ileana Pradilla Ceron, o Instituto Moreira Salles apresenta mais de 300 itens do acervo do IMS e também de outras instituições.

Em sua coluna Ouvir Imagens, a artista e professora Giselle Beiguelman, recomenda a mostra (clique no player acima), em cartaz até 21 de julho, com entrada franca: “É uma aula sobre arte, tecnologia e fotografia”, afirma. “Mais conhecido pelas suas fotos do Rio Janeiro, pode-se dizer, sem exagero, que foi o cronista visual das paisagens e dos costumes cariocas da segunda metade do século 19 e do início do século 20.”

A professora lembra que Ferrez foi testemunha ocular das grandes transformações ocorridas na paisagem urbana brasileira. “Ele percorreu o País de Norte a Sul, como fotógrafo oficial da Comissão Geológica do Império do Brasil (1875-1878), e, por ter sido também fotógrafo das principais ferrovias, documentou, em imagens impressionantes, a implantação dessa infraestrutura que alteraria profundamente o território nacional.”

O destaque da exposição é a riqueza da diversidade material. “ O visitante tem uma ideia do que significou esse momento da virada do século 19 ao 20 para a constituição do horizonte visual contemporânea”, explica. “A mostra reúne diapositivos para projeção em lanternas mágicas, imagens coloridas feitas no princípio do século 20, estereoscopias que mostram o quanto a tecnologia de visão 3D estava madura há mais de um século e imagens panorâmicas, feitas com câmera avançadíssima para a época.”

Maiores informações sobre a mostra Marc Ferrez: Território e Imagem acesse: www.desvirtual.com

Ouvir Imagens
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.