O queniano Eliud Kipchoge, de 34 anos, tornou-se a primeira pessoa a concluir uma maratona de 42 quilômetros em menos de duas horas. O feito foi em evento realizado no dia 12 de outubro, em Viena, na Áustria, e vem repercutindo no mundo inteiro, e também na Rádio USP, pelo professor Paulo Roberto Santiago.
Santiago explica que a marca não pode ser considerada um recorde mundial, “pois o evento foi elaborado justamente para alcançar tal meta”. Ainda assim, o detentor da atual melhor marca em maratonas é o próprio queniano, na Maratona de Berlin em 2018, com 2 horas, 1 minuto e 39 segundos.
De acordo com o professor, “para atletas de alto nível até mesmo os milésimos de segundos podem determinar quem fica entre a primeira e a oitava posição”. Ainda de acordo com o professor, o resultado de Eliud Kipchoge abre uma série de possibilidades quanto aos limites do ser humano, que podem ser ultrapassados por meio da ciência e do esporte.
Ouça no link acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.
Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.