Impulso dado por nadadores colabora para melhor projeção

Estudo relatou possíveis medidas de cálculo para desempenho, que vão além daqueles apresentados em trabalhos anteriores

 12/10/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 15/10/2018 as 15:00

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago traz resultados de trabalho publicado em 2015, que apresenta fatores dinâmicos relacionados à saída do bloco na natação.   

Esses blocos são hoje usados como ponto de partida, semelhantes ao do atletismo. Para o estudo, conta Santiago, os pesquisadores utilizaram plataformas de forças tridimensionais e mediram a força que os atletas aplicam no movimento de ir para frente e para trás, antes de saltarem. “O estudo comprovou que existe uma importante contribuição do impulso para a projeção dos atletas.”

Santiago acrescenta que, devido à falta de informação para o cálculo de saída da natação e propulsão, os pesquisadores ainda apresentaram um modelo de equação para corrigir e minimizar os possíveis erros de cálculo. “Isso seria importante se fosse adotado, visto que o esporte de alto nível tem exigido cada vez mais precisão nas medidas e nos dados.”

Ouça acima na íntegra a coluna Ciência e Esporte.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.