Maior problema do SUS em todo o País é a questão financeira

Diagnóstico é que a solução está no envolvimento da sociedade na busca de respostas

 02/04/2019 - Publicado há 2 anos
Por
Profissionais da saúde – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O SUS, Sistema Único de Saúde, está na berlinda. Várias cidades do Brasil, incluindo Ribeirão Preto e São Paulo, fazem conferências municipais para discutir problemas e apontar soluções que melhorem a qualidade do atendimento da saúde à população através do SUS.

Embora ocorram problemas locais que dificultem o atendimento, a grande questão é comum ao SUS em todas as cidades porque está na origem de sua implementação.

A professora Vânia dos Santos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, explica que a maior dificuldade do SUS é a questão financeira, que dificulta compra de equipamentos e remuneração da tabela mais adequada ao mercado.

A professora coordena a comissão técnica de divulgação e comunicação da décima Conferência Municipal de Saúde, que acontece em Ribeirão Preto nesta semana, de quinta-feira (4) a sábado (6).

As reuniões municipais são preparatórias para a décima sexta Conferência Nacional de Saúde, que acontece em agosto, em Brasília. Ouça a entrevista no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.