Grávidas não devem ter todos os desejos alimentares atendidos

Dieta equilibrada durante gestação e aleitamento é fundamental para a saúde do bebê

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Lenycia Nery, nutricionista do Instituto da Criança, especialista em Nutrição Clínica e mestre em Ciências pela USP, fala da importância de uma alimentação saudável durante a gravidez e a amamentação.

A especialista quebra o mito de que se deve atender a todos os desejos alimentares, fenômeno que está ligado à fragilidade emocional da gestante. Lenycia Nery conta que uma dieta adequada garante um desenvolvimento seguro do bebê, evitando problemas que este poderia ter quando adulto.

A nutricionista indica um regime rico em derivados do leite, para suprir as necessidades de cálcio, e em peixes como salmão e sardinha, que têm bastante ômega três, importante para o desenvolvimento da visão e do sistema nervoso da criança. Deve-se evitar, alerta a pesquisadora, o consumo de alimentos crus de higienização duvidosa, pois a gestante é mais suscetível a infecções.

É importante ter uma alimentação regular, mantendo os níveis de nutrientes no sangue, tanto na gravidez quanto no período de amamentação, explica Lenycia Nery. A nutricionista ainda explica que os hábitos de alimentação da mãe nesses períodos influenciam as preferências alimentares das crianças.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.
.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados