Governo tem pela frente uma nova crise

A divulgação de supostos diálogos entre membros da Lava Jato vem conturbar ainda mais o cenário político nacional

A nova polêmica a interferir nos rumos do atual governo envolve a divulgação de supostos diálogos entre membros da Operação Lava Jato, um episódio considerado grave pelo cientista político André Singer, que comenta o caso nesta coluna. Para ele, duas coisas em especial chamam a atenção e merecem destaque: uma delas é o momento em que o então juiz -hoje ministro da Justiça – Sérgio Moro orienta a ação de membros do Ministério Público, uma prática irregular, dado o fato de que um juiz deve ser absolutamente imparcial nos casos que julga. A outra situação a merecer destaque se dá no momento em que há um posicionamento político por parte do Ministério Público, “há uma torcida e até uma discussão sobre ações com vistas a possíveis fatos que pudessem influenciar nas eleições do ano passado”.

O material até aqui tornado público, por si só, já é bastante grave, mas Singer entende que muita coisa ainda pode vir à tona, tornando o cenário mais conturbado do que já está, principalmente para o lado do atual ministro da Justiça. O presidente Jair Bolsonaro parece estar aguardando os acontecimentos e ainda não se posicionou a respeito do assunto. O que se sabe, com certeza, é que o governo enfrenta uma nova crise.


Poder e Contrapoder
AA coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer, vai ao ar toda quinta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.