Hackers, vazamentos e as contradições do mundo globalizado

Para Pedro Dallari, a divulgação de conversas do ministro Sérgio Moro suscitou debates e sentimentos contraditórios

Segundo Pedro Dallari, em sua coluna desta semana, o vazamento de conversas feitas na plataforma Telegram entre o ministro da Justiça Sérgio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol suscitou um grande debate e sentimentos contraditórios na sociedade brasileira. De um lado, segundo ele, seja por vazamento ou por ação de hackers, essa perda de intimidade contraria o direito que as pessoas têm de preservar suas conversas reservadas. “É, portanto, um fato negativo o que o hackeamento faz”, acredita o colunista.

Já por outro lado, segundo Dallari, a revelação das conversas trouxe luzes e verdade a eventos importantes da atualidade brasileira. “Isso não deixa de ser positivo, já que uma das marcas da democracia é a transparência da conduta dos agentes públicos”, afirma ele.

“Essa contradição é uma marca do nosso tempo e do mundo globalizado”, garante Dallari. “O avanço da tecnologia aproximou os povos, dando origem ao fenômeno da globalização.”

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar toda quarta-feiraa às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •