Falta de participação social prejudica revisão do Plano Diretor Estratégico

Em nota, o Centro de Estudos da Metrópole faz uma avaliação com recomendações sobre o que deve ser feito para acolher, de forma mais ampla, todos os interesses que coexistem na cidade

27/07/2021 - Publicado há 3 anos
O Plano Diretor Estratégico define as diretrizes a respeito da vida urbana para se adequar a essa função da cidade, como, por exemplo, mobilidade, uso do solo e aspectos ambientais – Cidade de São Paulo – Foto: Wikimedia Commons
Logo da Rádio USP

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) divulgou a Nota Técnica 3 sobre o Plano Diretor Estratégico, um instrumento de planejamento urbano que será revisado em 2021. No documento, os pesquisadores compararam o processo feito durante as gestões Kassab e Haddad para trazer recomendações sobre o que deve ser feito e o que deve ser evitado durante essa revisão.

Ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o professor Adrian Lavalle, vice-diretor do CEM e curador da nota, explica que a cidade tem uma função social prevista na Constituição. Entretanto, essa determinação é abstrata, por isso é regulada pelo Estatuto da Cidade. O Plano Diretor Estratégico define as diretrizes a respeito da vida urbana para se adequar a essa função da cidade, como, por exemplo, mobilidade, uso do solo e aspectos ambientais.

Um dos principais problemas apontados pelos pesquisadores na nota é o fato de o documento ser revisado sem determinação da participação social. “A participação tem uma função básica que é fazer com que o plano seja capaz de acolher, da forma mais ampla possível, a diversidade de interesses que coexistem na sociedade”, explica Lavalle.

“Quando não existe participação ampla, […] o que tende a ocorrer é que os interesses mais fortes são aqueles que prevalecem, e eles são o do setor imobiliário”, diz. De acordo com o professor, quando isso acontece, a oportunidade de planejar a cidade considerando as necessidades da população é perdida, enquanto o uso mercadológico e especulativo por parte do setor imobiliário é privilegiado.

Para favorecer e ampliar a participação social, a nota indica que as audiências não devem ocorrer em um intervalo de tempo muito curto, como os dois dias da gestão Kassab, mas também não podem se estender por muito tempo, como aconteceu na gestão Haddad. Elas também devem ser realizadas em formatos diversificados e distribuídas por todo o território da cidade, a fim de evitar que determinados grupos sejam excluídos.

Essas recomendações foram prejudicadas para a revisão de 2021, no contexto da pandemia de covid-19. A intenção é fazer audiências on-line, mas na avaliação de Lavalle esse formato limita a participação e sua divulgação não é suficiente. Segundo o professor, o conselho gestor tem principalmente representantes do setor imobiliário, o que levanta suspeitas de que o plano será revisado em prol dos interesses desse setor. Por esses motivos, a Defensoria Pública e entidades da sociedade civil sugerem o adiamento da revisão.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.