Expectativa cerca o Brasil na Assembleia Geral da ONU

Na sua coluna desta semana, o professor Pedro Dallari fala sobre o que se deve esperar da participação brasileira no encontro anual das Nações Unidas

18/09/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

No próximo dia 24, como já é uma tradição, o Brasil abrirá a apresentação de todos os chefes de Estado de 193 países na Assembleia Geral das Nações Unidas. O encontro anual na ONU, que começa esta semana, traz uma dúvida: como será recebida a participação do presidente Jair Bolsonaro em Nova York? Este é o tema da coluna desta semana de Pedro Dallari.  “Trata-se de um espaço privilegiado de discussão e definição de políticas de caráter universal e também de defesa da cidadania no mundo globalizado. E o atual governo brasileiro tem se posicionado de forma contrária a muitos assuntos relevantes dentre os que têm sido discutidos, como a defesa dos direitos humanos e do multilateralismo, antes defendidos pelo Brasil”, afirma Dallari.

“O atual governo mudou radicalmente esta orientação, não tendo entusiasmo pelo multilateralismo, já que é de visão nacionalista, e negando a importância da pauta ambiental. Estes temas são de especial relevância para a ONU. Este ano, por exemplo, a Assembleia Geral vai dar destaque ao debate sobre o combate ao aquecimento global e sobre o desenvolvimento sustentável, bandeiras que não têm contado com o apoio do governo brasileiro. Além disso, é importante lembrar que, nas últimas semanas, o governo brasileiro praticou condutas inadequadas do ponto de vista diplomático.”

Assim, o colunista conclui: “Isso tudo poderá ter repercussão no momento da fala do presidente brasileiro. A opinião pública mundial estará atenta”.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.

Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.