Encontro entre EUA e Brasil na Cúpula das Américas não atendeu às expectativas

Pedro Luiz Côrtes classificou o encontro entre os dois países como protocolar e disse que o governo americano não deve pressionar o Brasil em relação à preservação da Amazônia

 10/06/2022 - Publicado há 2 anos
Biden disse que ia destinar uma quantia substancial para a preservação da Amazônia, mas isso ainda não aconteceu – Foto: Vinícius Mendonça/Ibama – Flickr CC BY-SA 2.0
Logo da Rádio USP

Em encontro com Jair Bolsonaro na Cúpula das Américas, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu a preservação da Amazônia e afirmou que os outros países deveriam destinar recursos para ajudar nessa preservação. O presidente brasileiro, por outro lado, não comentou a respeito de projetos de conservação da floresta. Para Pedro Luiz Côrtes, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, o encontro entre os dois líderes foi protocolar. 

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Côrtes afirma que as expectativas para a reunião eram maiores, especialmente em relação às questões ambientais. Segundo ele, mesmo que Biden tenha manifestado interesse na conservação da floresta amazônica, seu discurso ficou muito longe dos discursos em debates com o ex-presidente americano, Donald Trump.  

Garimpo e desmatamento

Pedro Luiz Côrtes – Foto: IEA-USP

“[Biden] Dizia que ia destinar uma quantia substancial para a preservação da Amazônia, algo que não aconteceu até agora, em parte justificado pela falta de interesse do governo brasileiro em preservar a Amazônia, ao contrário do que manifestou o presidente Bolsonaro”, ressalta o professor. Ele reforça que o governo brasileiro tem se esforçado para não seguir a legislação e cita as frequentes falas do presidente a favor do garimpo e do desmatamento, políticas antiambientais. 

Côrtes finaliza dizendo que não acredita que o governo americano pressione o Brasil em relação às questões ambientais: “É cada um falando uma coisa, mas sem que houvesse ali um diálogo efetivo, uma compreensão efetiva, ou que tivessem metas”.   


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.