Dores nas articulações podem ter como causa o acúmulo de cristais de cálcio

De acordo com Henrique Giardini, essa calcificação causa dores intensas e inchaço nos joelhos, pulsos e quadris e normalmente atinge pessoas com idade acima dos 50 anos

 06/12/2022 - Publicado há 1 ano
Por
Fotos: Freepik

 

Logo da Rádio USP

A doença de acúmulo de cristais de cálcio nas juntas e articulações é muito mais frequente do que se pode imaginar. Conhecida como CPPD – depósito de pirofosfato de cálcio – , é uma espécie de artrite crônica, que afeta articulações, tendões e juntas. Normalmente, atinge pessoas acima dos 50 anos. 

Henrique Giardini – Foto: Reprodução/LinkedIn

O reumatologista Henrique Giardini, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explica que essa doença de calcificação causa dores intensas,  inchaço e desconforto, atingindo normalmente  joelhos, pulsos e quadris. 

É importante explicar que  a dor que causa o  acúmulo de cálcio normalmente é confundida com outra doença conhecida como “gota”, que no caso dói por causa do  acúmulo de ácido úrico. Outro diferencial entre as doenças é que a gota atinge homens jovens, diferentemente dos cristais, que acometem idosos. 

O reumatologista do HC diz que, para descobrir a diferença entre gota e os cristais de cálcio, é feita uma punção da junta, ou seja, é retirado um pouco do líquido local  para ser feita análise por  exame. Não se sabe por que os cristais de cálcio se formam, mas uma coisa é certa: o uso de suplementos de cálcio não causa ou piora a doença.

Tratamento

Outras doenças reumatológicas podem causar dores em articulações e juntas, como artrite reumatoide, por exemplo. O acúmulo de cristais nas juntas,  joelhos, pulsos e quadris não tem cura mas tem tratamento.

A dor e a rigidez causadas pela artrite podem limitar as atividades diárias. Os exercícios ajudam as articulações a funcionarem e protegê-las através do fortalecimento dos músculos ao redor delas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.