Dor no cotovelo, epicondilite lateral, pode atingir pessoas que praticam esforços repetitivos

A reumatologista Fernanda Rodrigues Lima fala da epicondilite lateral, que não está restrita somente a atletas e consiste na inflamação de músculos e tendões na região do cotovelo

 12/04/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Além do tênis, outros esportes, como badminton, squash, judô, jiu-jitsu, remo e até musculação podem afetar a estrutura do cotovelo – Foto: Pixabay

 

Logo da Rádio USP

Sabe aquela dor de cotovelo que incomoda, machuca, e a gente custa a admitir que está sentindo. Calma! Não me refiro à inveja e sim à dor física mesmo. Conhecida como “cotovelo de tenista”, a epicondilite lateral, apesar de ser frequente em atletas, é muito mais comum do que se imagina e atinge também pessoas que praticam esforços repetitivos. 

Fernanda Rodrigues Lima – Foto: Reprodução

Fernanda Rodrigues Lima, médica do esporte e reumatologista, coordenadora do Ambulatório de Medicina de Esporte da Disciplina de Reumatologia do Hospital das Clínicas da USP, explica que basicamente a doença é a inflamação dos músculos do antebraço e dos tendões dos punhos e músculos ao redor da articulação do cotovelo. As causas variam, vão desde a muscular até a neurológica. 

Perda de função

Além do tênis, outros esportes, como badminton, squash, judô, jiu-jitsu, remo e até musculação podem afetar a estrutura do cotovelo. Os sintomas são fáceis de perceber, porque a pessoa, além de sentir dor, perde a função, o que torna difícil segurar uma jarra ou girar a maçaneta da porta. 

A causa principal da dor no cotovelo é a sobrecarga repetitiva dos músculos e não afeta apenas o atleta, mas também pessoas que exercem trabalhos domésticos, digitadores, carpinteiros, operários da construção civil, de linhas de montagem, entre outros. Se não tratada, ela pode complicar muito o dia a dia de quem a tem, justamente por ser considerada uma doença ocupacional.

O cotovelo é uma região que também pode ser atingido por outras doenças, por isso é importante procurar um especialista para identificar o sintoma exato e para saber qual o melhor tratamento. A epicondilite lateral é uma doença que atinge pessoas adultas, na fase produtiva, e menos comum em crianças. No Brasil, a dor no cotovelo atinge mais de 150 mil casos por ano. Por isso, a prevenção é fundamental para evitar os movimentos inadequados. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.