Desafios do setor cultural são muitos, mas lei Aldir Blanc pode ajudar

Ao garantir auxílio emergencial, lei Aldir Blanc pode reduzir prejuízos advindos do afastamento social, que atingiram duramente a classe artística

 25/09/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Lei Aldir Blanc: a medida chega como um socorro necessário ao setor cultural
Foto: Alex Ribeiro/visormagico

 

Logo da Rádio USP

O setor cultural, sem dúvida, foi o mais atingido pela pandemia da covid-19 no mundo. Bares com música ao vivo, teatro, cinema, shows, entre tantos outros eventos, tiveram que fechar as portas sem previsão de volta. Para tentar socorrer o setor, foi assinada em julho a Lei Aldir Blanc, com objetivo de estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam nessa área e atravessam dificuldades financeiras durante o isolamento social.

Para Abílio Tavares, diretor teatral, ator e professor convidado da disciplina de produção do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP, a medida chega como  um socorro necessário. A lei prevê repasse a Estados e municípios para gestão de espaços culturais e linhas de crédito para micros e pequenas empresas do setor. Vale destacar que essa área opera na sazonalidade, muitas vezes sem apresentações.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da matéria.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.