Os cuidados com o retorno gradual às atividades presenciais são tema de curso on-line

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de outubro, através do site do Sistema Apolo USP

24/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 01/10/2020 as 11:12

Estão abertas as inscrições, até o dia 4 de outubro, para a terceira edição do curso on-line Retomada gradual das atividades presenciais: o que devemos saber sobre a covid-19, promovido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP.

O objetivo do curso on-line, que acontece de 6 a 13 de outubro, é padronizar protocolos de comportamento para que quando o retorno às atividades presenciais for possível, seja feito de maneira segura. Por conta disso, o curso aborda temas como conceitos gerais sobre a covid-19, fake news e desinformação, além de cuidados pessoais no local de estudo ou trabalho. É autoinstrucional, ou seja, não há mediação de tutor e o participante ficará à vontade para navegar nos diferentes conteúdos.

O curso estará disponível em uma plataforma virtual durante 24 horas durante o período do curso e poderá ser acessado conforme a disponibilidade do participante. “O conteúdo apresenta ilustrações, vídeos e imagens, todos cuidadosamente selecionados para trazer informação acessível a todo tipo de público”, enfatizam os organizadores.

Idealizado pela Comissão de Pesquisa, formatado pela Comissão de Cultura e Extensão, preparado pela docente Carolina Aires e pelos estudantes Marina Corbani e Wasim Syed, do Vidya Academics, faz parte de uma atividade educativa prevista pelo Grupo de Trabalho que elabora as ações para o retorno gradual das atividades presenciais, com apoio da Diretoria da unidade.

A coordenadora do curso e professora Carolina Aires diz que qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre coronavírus pode se inscrever. Mas ressalta que a qualificação foi concebida, de uma forma geral, para as comunidades universitárias (funcionários, alunos, pesquisadores e docentes). “Com isso, esperamos potencializar e multiplicar o conhecimento com informações confiáveis sobre a doença e sua transmissibilidade.” Na FCFRP-USP o curso é compulsório e está sendo utilizado como requisito para retornar às atividades presenciais.

Qualquer unidade pode adotar essa obrigatoriedade, visto que o curso apresenta conteúdo educativo básico com o objetivo de trazer consciência sobre as novas emergências sanitárias, necessárias para diminuir a transmissibilidade do vírus. Além disso, apenas o participante que obtiver acerto de 70% do conteúdo em um questionário receberá o certificado de conclusão, demonstrando aptidão ao retorno seguro.

Informação com confiabilidade é a principal solução que a FCFRP encontrou para enfrentar a pandemia de coronavírus. Além das atividades no Instagram (@fcfrp) onde professores e alunos produzem matérias e vídeos sobre os principais assuntos relacionados ao vírus, o curso gratuito Retomada gradual das atividades presenciais: o que devemos saber sobre a covid-19 até o momento atendeu quase mil participantes.

Os interessados devem se inscrever até o dia 4 de outubro, aqui