Empoderamento, palavra que se origina de Poder. E é também o tema que o professor Pedro Dallari escolheu para a sua coluna semanal para a Rádio USP, ao lembrar que a palavra está geralmente associada ao poder político ou econômico. “Poder”, diz Dallari, “é a capacidade de determinar os rumos dos acontecimentos e de influenciar as pessoas”.
No entanto, a ideia de empoderamento, como o termo é empregado hoje em dia, está ligada aos indivíduos que se valem da tecnologia da informação para fazerem valer seus direitos. Isso porque essa tecnologia, graças à viabilização de meios de comunicação mais ágeis ou de redes sociais, permite que não somente grandes organizações, como também os próprios indivíduos, possam exercer uma influência cada vez maior, e isso significa Poder.
A partir daí, empresas ou governos passam a ter dificuldades para controlar a vida dos indivíduos. Dallari cita como exemplo o caso da China, que, como uma ditadura que ainda é, procura controlar a Internet por saber que a rede é um meio pelo qual os indivíduos podem afirmar suas posições, o que, por sua vez, significa criar um espaço para a liberdade, essa inimiga das ditaduras.
Segundo o colunista, graças às tecnologias, vivemos hoje sob um empoderamento crescente, e isso é algo positivo.
.