USP assina acordo de cooperação com três universidades da Bélgica

A cerimônia de assinatura dos acordos integrou a programação de atividades da Missão Econômica Belga, presidida pela princesa Astrid da Bélgica

 Publicado: 27/11/2024 às 18:45     Atualizado: 04/12/2024 às 17:43
Por
A missão econômica belga, presidida pela princesa Astrid da Bélgica, está em visita ao Brasil até o dia 30 de novembro – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Leia este conteúdo em InglêsO reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior assinou nesta terça-feira, dia 26 de novembro, quatro acordos de cooperação acadêmica com universidades da Bélgica.

Foram assinados dois documentos com a Universidade de Ghent, representada pelo reitor Rik Van de Walle, nas áreas de Biociências e Engenharia. A Universidade Livre de Bruxelas (ULB) foi representada pela reitora Annemie Schaus, e a Universidade de Hasselt foi representada pelo seu vice-reitor de Pesquisa, Ken Haenen.

Os acordos reconhecem uma parceria privilegiada entre as instituições e se comprometem a incentivar o intercâmbio de estudantes, pesquisadores e docentes, desenvolver pesquisas em conjunto e realizar atividades como conferências e colóquios acadêmicos, destinando fundos especiais para essas ações.

Na ocasião, além dos documentos assinados pela USP, foram firmados outros 22 acordos, acadêmicos e comerciais, com diversas instituições brasileiras e belgas, como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a Suzano e o OBA Hortifruti.

Outras duas universidades paulistas participaram da cerimônia. A Universidade Estadual Paulista (Unesp), representada pela pró-reitora de Pós-Graduação, Maria Valnice Boldrin, assinou um acordo com a Universidade de Ghent; e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), representada pelo diretor executivo de Relações Internacionais, Osvaldir Pereira Taranto, assinou uma parceria com a Universidade de Antwerp.

Missão Econômica Belga

A cerimônia de assinatura dos acordos integrou a programação de atividades da Missão Econômica Belga, presidida pela princesa Astrid da Bélgica, que está visitando São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 23 e 30 de novembro.

A missão é composta de uma delegação, formada por empresários e representantes das universidades belgas, que tem como objetivo fortalecer laços econômicos e estabelecer parcerias para promover práticas sustentáveis no setor industrial e desenvolver pesquisas em colaboração com as universidades brasileiras.

[A partir da esquerda] Annemie Schaus (Universidade Livre de Bruxelas), Carlos Gilberto Carlotti Junior (USP), Maria Valnice Boldrin (Unesp) e a princesa Astrid da Bélgica – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A programação da missão belga também incluiu reuniões na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e no escritório da Embraer e um encontro com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Na USP, pesquisadores também visitaram o Instituto de Química (IQ), a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), a Escola Politécnica (Poli) e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF).

Food Research Center

Ainda como parte da programação da missão belga, pesquisadores de universidades da Bélgica participaram do evento Da fazenda à mesa: como a agricultura sustentável melhora a qualidade dos alimentos, realizado na manhã desta quarta-feira, dia 27 de novembro, no InovaUSP.

O evento é resultado de uma parceria entre o Wagralim, cluster de inovação agroalimentar da Valônia (Bélgica), e o Food Research Center (FoRC) da USP, o primeiro centro de pesquisa multidisciplinar brasileiro focado em ciência dos alimentos e nutrição.

Entre outros assuntos, o evento discutiu temas como agricultura sustentável, inovação em bioinsumos agrícolas, desafios do desenvolvimento sustentável e oportunidades de financiamento em pesquisa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.