Dallari fala sobre o conceito de empoderamento

A ideia de empoderamento está associada aos indivíduos e ao uso cada vez maior da tecnologia da informação

 01/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 17/04/2017 as 16:29

Foto: SmartMockups
Foto: SmartMockups

Empoderamento, palavra que se origina de Poder. E é também o tema que o professor Pedro Dallari escolheu para a sua coluna semanal para a Rádio USP, ao lembrar que a palavra está geralmente associada ao poder político ou econômico. “Poder”, diz Dallari, “é a capacidade de determinar os rumos dos acontecimentos e de influenciar as pessoas”.

No entanto, a ideia de empoderamento, como o termo é empregado hoje em dia, está ligada aos indivíduos que se valem da tecnologia da informação para fazerem valer seus direitos. Isso porque essa tecnologia, graças à viabilização de meios de comunicação mais ágeis ou de redes sociais, permite que não somente grandes organizações, como também os próprios indivíduos, possam exercer uma influência cada vez maior, e isso significa Poder.

A partir daí, empresas ou governos passam a ter dificuldades para controlar a vida dos indivíduos. Dallari cita como exemplo o caso da China, que, como uma ditadura que ainda é, procura controlar a Internet por saber que a rede é um meio pelo qual os indivíduos podem afirmar suas posições, o que, por sua vez, significa criar um espaço para a liberdade, essa inimiga das ditaduras.

Segundo o colunista, graças às tecnologias, vivemos hoje sob um empoderamento crescente, e isso é algo positivo.

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.