Na coluna Datacracia de hoje, Luli Radfahrer explica que a tecnologia sempre usou de metáforas biológicas humanas para explicar alguns de seus processos. Com isso em mente, ele comenta que o aprendizado das máquinas acontece apenas por meio do oferecimento de uma grande quantidade de informações, porque, a partir disso, ela faz uma análise estatística e devolve uma resposta que varia de acordo com o contexto.
Os dispositivos eletrônicos podem, então, resolver problemas complexos, conta o colunista. A desvantagem é que, se a fonte de dados não for confiável ou precisa, os resultados da máquina podem ser muito equivocados. Assim, ele finaliza: “Tem que educar muito bem essa máquina, porque, uma vez que ela estiver torta, a gente pode demorar muito até mesmo para entender isso”.
Ouça, pelo player acima, a íntegra da coluna Datacracia.
Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.
.