Colunista comenta tentativa do Facebook de mudar imagem

Entre as mudanças, anunciadas pela plataforma, está a redução do conteúdo jornalístico, que deixa de ser prioridade

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

O Facebook anunciou mudanças que podem atingir jornais e outras mídias, e cujo objetivo é tentar amenizar um pouco os problemas de imagem que a plataforma e outras gigantes da tecnologia estão sofrendo, principalmente na Europa, mas também nos EUA. Em sua primeira coluna do ano, o professor e jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva, ao emitir sua opinião sobre o caso, diz que a origem de todos esses problemas é a tentativa que o Facebook sempre fez de aparecer como um veículo não jornalístico. Não é assim que funciona, porém, pois, para o colunista, “é evidente que o Facebook é um veículo jornalístico e é evidente também que ele não é neutro”, estando sujeito a decisões humanas e políticas.

A nova estratégia da plataforma é dar menos destaque para as notícias jornalísticas e abrir mais espaço para aquelas ligadas a famílias ou assuntos pessoais. Lins da Silva não crê que a nova estratégia deva solucionar o problema do Facebook, pois sempre há a possibilidade da divulgação de informações falsas.

Ele também concorda com a tese segundo a qual o Facebook deveria pagar para as empresas jornalísticas pela divulgação de notícias.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados