Cinemas terão de se adaptar às normas de segurança

“Liberação só será possível quando a cidade entrar na Fase Verde”, lembra David Uip

 11/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 01/10/2020 as 16:23
Por

 

Logo da Rádio USP

Dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema), de 2018, mostram que, na última década, o número de salas de exibição aumentou. No Nordeste praticamente dobrou e, no Norte, triplicou, o que representa um salto de quase 181% desde 2009. A região Sudeste e as grandes metrópoles têm a maior concentração. Mas a pandemia fez com que essa e outras atividades culturais fossem paralisadas, uma vez que esses são locais fechados, propícios para a proliferação da covid-19.

Governo, Prefeitura e o Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo buscam garantir toda a segurança para a liberação das atividades culturais quando a cidade entrar na Fase Verde. David Uip, médico infectologista pela Faculdade de Medicina da USP, ex-secretário da Saúde do Estado de São Paulo e atualmente reitor do Centro Universitário Saúde ABC, diz que “o Plano São Paulo foi muito bem estruturado e prevê as diversas formas de abertura, com os cuidados devidos, para espaços fechados como teatros e cinemas”. Ele também considera os cinemas ao ar livre oportunos neste momento em que “é preciso muita paciência”.

Entre as novas regras para o funcionamento dos cinemas estão: o uso de máscaras, distanciamento, sessões mais espaçadas e o uso de álcool gel. A venda dos ingressos pela internet ou máquinas de autoatendimento também é aprovada e vista como um meio seguro pelo médico David Uip. Os pisos deverão ter marcações para evitar aglomerações e será proibida a concentração de grupos com mais de seis pessoas. O álcool gel deverá estar à disposição dos usuários.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.