Caminhoneiros: dilemas e enfrentamentos do mundo globalizado

A greve dos caminhoneiros, que paralisou e ainda paralisa o País, carrega um dilema de nível global

 30/05/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Pedro Dallari lança seu olhar sobre a greve dos caminhoneiros e a vê à luz da globalização e cidadania. É notório que o direito de greve é um direito conquistado pelos trabalhadores deste ou daquele segmento. Por outro lado, é preciso também lembrar que saúde e educação são também fundamentais, não apenas para o bem-estar da sociedade como também direitos fundamentais das pessoas, como o livre direito de ir e vir.
Atualmente, se vive no Brasil um “dilema”, uma vez que a sociedade precisa estar pronta para tais manifestações, atentas, ao mesmo tempo, se vão ferir ou não este ou aquele segmento social igualmente importante, ou seja, é preciso uma atenção muito acurada para saber onde termina um direito social e começa outro. De toda forma, são questões que se põem globalmente. Confira, no link acima, a íntegra do comentário do professor Pedro Dallari.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.