Câmara Federal discute liberação de óleo diesel para veículos leves

Paulo Saldiva avalia ser um retrocesso aprovar um combustível cujo uso a Europa está reduzindo

 06/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 11/04/2017 as 18:30

Ouça a íntegra da coluna do professor Paulo Saldiva:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na coluna Saúde e Meio Ambiente de hoje, o professor Paulo Saldiva fala sobre o Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados Federais que autoriza a fabricação e comercialização de veículos leves movidos a óleo diesel.

O professor vê com preocupação essa discussão na Câmara. “O diesel tem uma série de vantagens no motor e por isso é usado em veículos pesados, tais como tratores e caminhões, mas é considerado um combustivo mais tóxico e reproduz tudo o que o cigarro causa no corpo humano. A Europa está dificultando e reduzindo a venda de veículos que usam esse tipo de combustível, e o mercado europeu procura se expandir para lugares que tenham grandes  mercados automobilísticos e legislações ambientais mais flexíveis; é o caso do Brasil.”

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.