Governo de São Paulo propõe inspeção para veículos a diesel

A medida, que pode entrar em vigor em 2018, deve englobar ônibus, caminhões e alguns modelos de SUV

 15/02/2017 - Publicado há 7 anos
Por

O jornal Folha de S. Paulo alertou, em notícia divulgada no último dia 3, para um novo programa de inspeção veicular que está sendo desenvolvido pelo governo de Geraldo Alckmin. O projeto consiste na inspeção dos veículos movidos a diesel nativos do Estado ou que trafeguem em vias paulistas.

Inspeção dos veículos movidos a diesel - Foto: Luiz Guadagnoli/Secom
Inspeção dos veículos movidos a diesel – Foto: Luiz Guadagnoli/Secom

Segundo dados do Detran, mais de 1,7 milhão de automóveis desse tipo são oriundos de São Paulo, com outros 425 mil visitantes todos os meses. Entram na conta caminhões, ônibus e alguns modelos de SUV. Se implementada, a medida deve entrar em vigor a partir de 2018.

Para comentar o projeto, a Rádio USP conversou com o professor João Vicente de Assunção, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Assunção reiterou a importância desse tipo de iniciativa principalmente nas maiores cidades do Estado, onde os automóveis são os maiores causadores da poluição do ar. Segundo ele, a inspeção para veículos em geral, que vigorou de 2009 a 2014, não deveria ter sido interrompida. Como foi, deveria ter sido substituída por alguma outra ação de controle dos índices de poluição.

Ouça a entrevista completa do professor Assunção para o jornalista Victor Matioli:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.