Bruxismo, um problema que atinge cerca de 20% da população

O ranger, ou travar os dentes, pode ocorrer tanto de noite quanto de dia

 10/04/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP
Bruxismo – Foto: Propdental via Wikimedia Commons – CC BY-SA 3.0

O briquismo, popularmente conhecido como bruxismo, tem origem na palavra grega bouyuóc, que significa “ranger os dentes”. Esse distúrbio, que pode ocorrer em qualquer idade, é mais comum entre as crianças. Os sintomas, além do desgaste dos dentes ou de sua quebra, pode ir de uma dor de cabeça a dores musculares e nas articulações. Só quem enfrenta o problema sabe o quanto a qualidade do sono e da saúde pode ser afetada. Sem cura, a alternativa são tratamentos que buscam conter essa ação involuntária.

Quem fala sobre esse problema nesta matéria é o professor Paulo Conti, da Faculdade de Odontologia de Bauru da USP. Acompanhe, na íntegra, pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.