Brasileiro não planeja seus gastos com transporte

Falta de organização financeira é recorrente no País

 26/06/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Uma pesquisa divulgada durante o evento Summit Mobilidade Urbana 2019, em São Paulo, revelou que 76% dos brasileiros não fazem qualquer tipo de planejamento quanto aos seus gastos com transporte. O levantamento mostrou que há uma grande diferença entre a percepção de quanto se gasta e a realidade das despesas. Entre os donos de carros, essa diferença chega a ser seis vezes maior.

Para o professor Rodrigo de Losso da Silveira Bueno, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, os gastos com transporte são particularmente difíceis de calcular e podem ser uma das causas do problema. Por outro lado, o professor também disse acreditar que os dados são sintomas da falta de organização do brasileiro com suas finanças.

De Losso ainda destacou as inúmeras vantagens proporcionadas por um bom planejamento dos gastos familiares e afirmou que uma maior visibilidade na imprensa e a introdução de educação financeira nas escolas poderiam mudar a cultura do brasileiro.

Confira acima a matéria completa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.