Canal Ambiental reúne pesquisas sobre meio ambiente, saúde e tecnologia

Portal coordenado por mestranda da USP divulga diariamente estudos brasileiros e internacionais

 12/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 15/07/2019 as 10:17
Por
Portal do Canal Ambiental traz conteúdo nacional e internacional de pesquisas – Reprodução Canal Ambiental

A vontade de divulgar conteúdo científico sobre meio ambiente foi o que motivou a gestora ambiental Francisca Viana a propor à empresa em que trabalha a criação do site que coordena hoje: o Canal Ambiental. O canal tem como foco  reunir e divulgar conteúdos técnico-científicos na área ambiental e e de se estabelecer como um ponto de encontro de estudantes e profissionais das diversas áreas envolvidas com meio ambiente, tecnologias e saúde.

O site faz parte de uma rede chamada Tech 4 Health (T4H), que divulga tecnologia voltada à saúde. E o que o meio ambiente tem a ver com saúde? Para Francisca, tudo. Por isso, ela teve a ideia de criar esse novo braço para a T4H, em que trabalha, já na graduação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, em São Paulo. Hoje, ela é mestranda na instituição. 

O canal  é um espaço de divulgação de editais, textos acadêmicos publicados em portais de notícias, livros, artigos e parcerias entre empresas e universidades. Ela acredita que é uma ponte entre o público e a Academia, para quem não convive com o ritmo ou vocabulário das pessoas. 

“As pessoas apoiam a ciência, mas não conhecem seus cientistas”, se referindo à pesquisa publicada no Jornal da USP feita pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). “É uma forma de conhecerem a produção brasileira”, aponta. 

O portal publica todo dia material de pesquisa na área ambiental de universidades de todo o Brasil e fora dele. Ela define como conteúdos positivos, atuais e de alto valor agregado. 

Além disso, a gestora ambiental  identifica um contexto de descrédito da ciência, principalmente por notícias equivocadas ou falsas sobre o assunto. “É muita informação espalhada por aí e pode ter coisas erradas”. A mestranda vê o Canal Ambiental como forma de disseminar informação de verdade, qualificada. “Não podemos deixar o conhecimento só na Academia”. Para conhecer o canal, é só acessar este link.

Mais informações: Francisca Silva Viana, e-mail franviana@t4h.com.br  


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.