Surto de conjuntivite no Brasil surpreende médicos

Doença é contagiosa e, segundo médico da FMRP, é necessário ter cuidado redobrado

 02/05/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

O Brasil atravessa um surto de conjuntivite, tem surpreendido médicos e feito disparar buscas sobre o assunto no Google. Os brasileiros correm para a internet em busca de respostas, gerando uma explosão inédita na procura pela doença, suas causas, efeitos e tratamentos.

Por ser uma doença simples, mas contagiosa, é preciso se afastar do trabalho, escola e transporte público nesse período, para evitar o contágio de outras pessoas. A conjuntivite dura cerca de cinco a sete dias.  

O professor Sidney Faria, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP,  diz que não é recomendável substituir a visita ao médico pelas buscas no Google, pois existem várias causas de conjuntivite e cada uma delas tem seu próprio tratamento; a pessoa precisa ter certeza de qual tipo de conjuntivite tem para que ela seja tratada adequadamente. Se a conjuntivite não for tratada corretamente, pode gerar sequelas.     

Ouça a entrevista no link acima.

Por Júlia Gracioli


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.