Brasil é potência agrícola mas precisa vencer desafios

Agregar valor às “commodities” agrícolas e abrir novos mercados com acordos bilaterais são fundamentais

 02/10/2019 - Publicado há 5 anos

 

Logo da Rádio USP

No Jornal da USP no Ar – Edição Regional, o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e especialista pela USP na área empresarial, Luiz Fernando Furlan, comenta sobre o agronegócio brasileiro. 

Agregar valor às commodities agrícolas e abrir novos mercados com acordos bilaterais são fundamentais – Fotomontagem: jornal.usp.br

De acordo com o ex ministro, o Brasil é uma potência agrícola mas precisa abrir novos mercados com acordos bilaterais e agregar valor às commodities agrícolas. O agronegócio brasileiro passa por um momento transformador com inovação tecnológica através da revolução 4G no campo, a abertura de novos mercados consumidores e o crescimento da produção através da melhoria da produtividade, o que fez o País ultrapassar, pela primeira vez, os Estados Unidos na produção e exportação de soja.

O Brasil é uma potência agrícola admirada por uns e temida por outros, que tentam evitar a concorrência, pois os custos de produção no Brasil são muito menores que na maioria dos países, e tudo que sai do campo brasileiro é suficiente para alimentar um quarto da população mundial. As novas perspectivas para o agronegócio brasileiro serão discutidas nestas quinta e sexta-feira, dias 3 e 4, respectivamente, no 8º Fórum LIDE de Agronegócios, que acontece em Ribeirão Preto. 

Segundo Luiz Fernando Furlan, há aspectos positivos e negativos; de positivo o especialista destacou a safra recorde, e disse que “a questão China e Estados Unidos, ao mesmo tempo que pode ser uma ameaça, também nos favorece”. 

Ouça no link acima a íntegra da entrevista para o Jornal da USP no Ar – Edição Regional

Jornal da USP no Ar – Edição Regional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h às 12h30


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.