Bactérias são organismos vivos que podem sofrer mutações

Elas possuem grande capacidade de adaptação, e o uso indiscriminado de antibióticos faz com que muitas se tornem resistentes ao tratamento

15/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 17/04/2019 as 10:54

Nesta semana, o boletim Pílula Farmacêutica fala sobre resistência a antibióticos, que acontece quando uma bactéria consegue sobreviver mesmo quando exposta à medicação.

Bactéria do tipo Akkermansia Muciniphila – Foto: CDC Public Health Image Library

As bactérias são organismos vivos que podem sofrer mutações, pois possuem grande capacidade de adaptação, por isso, o uso indiscriminado de antibióticos faz com que muitas se tornem resistentes ao tratamento e, como não morrem, transmitem a imunidade para outras bactérias, propiciando uma colônia de germes geneticamente modificados e fortes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a situação como uma ameaça à saúde pública mundial. Se as bactérias continuarem a desenvolver resistência a antibióticos conhecidos, infecções banais e pequenos ferimentos deixarão de responder ao tratamento, correndo o risco de causar complicações que podem até mesmo levar à morte.

No Brasil, algumas medidas já foram implantadas, como a venda de antibióticos somente mediante a apresentação de prescrição médica, dificultando a automedicação e o uso desnecessário desses medicamentos. Porém, ainda não existem muitas opções de antibióticos fortes e específicos que podem combater a bactéria super resistente e, nos últimos anos, poucos novos antibióticos estão sendo disponibilizados.

Ouça acima, na íntegra, o boletim Pílula Farmacêutica.