AVC é mais recorrente em profissões de ‘colarinho branco’

Pesquisa mostra relação de jornada de trabalho prolongada com aumento do risco de Acidente Vascular Cerebral, AVC

 09/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 12/07/2019 às 10:06

Logo da Rádio USP

Na coluna Minuto do Cérebro desta semana, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre o Acidente Vascular Cerebral, o AVC, uma das doenças que mais mata no mundo. Ele fala de uma pesquisa feita com 140 mil trabalhadores na França durante muitos anos e que mostra relação entre jornada de trabalho prolongada e aumento no risco de AVC.

A pesquisa revela que o risco é maior em profissões de “colarinho branco”, que reúne, médicos, advogados, executivos, profissionais de finanças, entre outros. São atividades mais sujeitas a jornadas irregulares e extensas e que dificultam, por exemplo, a prática de atividades físicas.

O professor fala ainda, quais são os cuidados que se deve ter para evitar a doença, como a prática de esportes e alimentação saudável. Ouça acima na íntegra a coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.