AVC é mais recorrente em profissões de ‘colarinho branco’

Pesquisa mostra relação de jornada de trabalho prolongada com aumento do risco de Acidente Vascular Cerebral, AVC

Na coluna Minuto do Cérebro desta semana, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre o Acidente Vascular Cerebral, o AVC, uma das doenças que mais mata no mundo. Ele fala de uma pesquisa feita com 140 mil trabalhadores na França durante muitos anos e que mostra relação entre jornada de trabalho prolongada e aumento no risco de AVC.

A pesquisa revela que o risco é maior em profissões de “colarinho branco”, que reúne, médicos, advogados, executivos, profissionais de finanças, entre outros. São atividades mais sujeitas a jornadas irregulares e extensas e que dificultam, por exemplo, a prática de atividades físicas.

O professor fala ainda, quais são os cuidados que se deve ter para evitar a doença, como a prática de esportes e alimentação saudável. Ouça acima na íntegra a coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar toda terça-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •