Novo tratamento contra enxaqueca atua na prevenção

A doença que afeta milhões de pessoas pode causar enjoos, vômitos e alterações visuais

Na coluna Minuto do Cérebro desta semana, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre enxaqueca, uma doença incapacitante que afeta milhões de pessoas no mundo.

De acordo com Pontes Neto, ela é causada por um distúrbio neuroquímico no cérebro. As enxaquecas, ou crises de dor de cabeça, são geralmente associadas à intolerância a barulhos e claridade e podem causar enjoos, vômitos e alterações visuais.

Para a professora Fabiola Haddad, “o tratamento para enxaquecas com anticorpos monoclonais é uma nova opção de terapia profilática”, ou seja, aquela utilizada para prevenir o surgimento de crises, e atua contra o receptor do CGRP, o peptídeo, envolvido na origem das crises de enxaqueca.

Ouça acima na íntegra a coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar toda terça-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.