Professor de medicina da USP é premiado por sociedade de endocrinologia

Ayrton Custódio Moreira recebeu o reconhecimento da SBEM por sua contribuição à área de endocrinologia e metabologia

23/08/2018 - Publicado há 6 anos
O professor Ayrton Custódio Moreira, durante congresso da SBEM – Imagem: arquivo pessoal

O professor Ayrton Custódio Moreira, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, recebeu neste mês o Prêmio Luiz Cesar Póvoa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) em reconhecimento à sua contribuição ao ensino, prática clínica, pesquisa, formação profissional e liderança na área.

O prêmio foi entregue durante o 33º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, no início de agosto.

Segundo o pesquisador do Departamento de Clínica Médica, a homenagem representa não somente um tributo nacional da SBEM à sua longa carreira médico-acadêmica, mas também o reconhecimento da importância da ciência brasileira e da universidade pública, da USP em particular. “Acredito também que a minha premiação simbolizou a defesa do Sistema Único de Saúde e do atendimento médico de excelência”, afirmou.

Carreira

Professor titular da FMRP, Ayrton Custódio Moreira graduou-se em Medicina, com mestrado e doutorado pela mesma instituição. Fez pós-doutoramentos na Divisão de Endocrinologia da Escola de Medicina Mount Sinai, em Nova York, Estados Unidos, e no Departamento de Química Endocrinológica do Hospital St. Bartholomew’s em Londres, Reino Unido.

Foi diretor da FMRP de 2001 a 2005 e presidente da Comissão de Ética da USP de 2008 a 2009. Atua na área médica, em particular no ensino e pesquisa em endocrinologia, com ênfase em fisiologia, fisiopatologia e clínica do eixo hipotálamo, hipófise, adrenal, principalmente nos seguintes temas: síndrome de Cushing, ritmo circadiano, CRH, ACTH e cortisol salivar.

Tem quase duas centenas de artigos completos publicados, três livros e 11 capítulos, além de apresentação de 68 resumos em congressos; duas dezenas de orientações de mestrados e mais de uma dezena de doutorados.

Prêmio Luiz César Póvoa

Luiz César Póvoa (1937 – 2012) era Professor Emérito da PUC no Rio de Janeiro e titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ajudou a criar o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia no Rio de Janeiro e foi membro titular da Academia Nacional de Medicina.

Integrou instituições internacionais como a American Endocrine Society e a British Society of Endocrinology, e é autor da obra História da Endocrinologia Brasileira.

Em sua homenagem, a SBEM criou o Prêmio Luiz César Póvoa que é outorgado a um endocrinologista brasileiro, titulado pela SBEM, ou a pesquisador brasileiro ou não brasileiro, em reconhecimento pela contribuição em um amplo espectro de atividades, incluindo prática clínica, pesquisa, ensino, publicação científica, formação profissional e liderança em endocrinologia e metabologia.

Com informações do Curriculum vitae e da SBEM