Autoritarismo cresce em todo o mundo, diz colunista

O professor Alberto do Amaral manifesta sua preocupação com esse fato, pelo que representa para a democracia

 25/09/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

A preocupação com o aumento dos regimes autoritários, uma tendência que se verifica em todo o mundo, é o tema da coluna desta semana do professor Alberto do Amaral. De acordo com ele, hoje assistimos, tanto na América Latina quanto em várias partes do planeta, a uma reversão da onda de democratização ocorrida nos anos 1990 e início dos anos 2000. “O número de democracias cresceu assustadoramente em relação a ditaduras, em relação aos regimes autoritários, mas agora, tanto no mundo desenvolvido quanto no mundo em desenvolvimento, parece que existe uma reversão das expectativas em relação aos regimes democráticos”, explica o colunista.

O primeiro sinal dessa mudança é o desrespeito aos direitos civis e políticos a que assistimos hoje, em várias partes do mundo. Outro sinal é o fenômeno, cada vez mais crescente, do populismo, que tem como características típicas a colonização do Estado, o clientelismo, o uso discriminatório do legalismo e a perseguição às organizações não governamentais. Tudo isso, diz Alberto do Amaral, repercute diretamente nos pilares do Estado de Direito, os quais são destruídos sem que haja, efetivamente, um golpe de Estado. Trata-se, pura e simplesmente, da destruição interna da democracia. Acompanhe a íntegra da coluna Um Olhar sobre o Mundo pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.