Antidepressivos tetracíclicos aumentam os efeitos do álcool

O consumo de bebidas alcoólicas se tornam ainda mais arriscado durante o tratamento com esses remédios

24/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 26/07/2019 as 13:42
Logo da Rádio USP

O boletim Pílula Farmacêutica desta edição, fala sobre as funções e efeitos colaterais dos medicamentos antidepressivos tetracíclicos.

Existem várias classes de antidepressivos e, na maioria dos casos, são necessários vários testes para  encontrar o medicamento mais adequado para cada indivíduo. Uma dessas classes, são os antidepressivos tetracíclicos, usados para tratar  não somente a depressão, mas também outros transtornos.

Esses remédios são utilizados como terapia alternativa quando o paciente não responde tão bem aos antidepressivos ISRSs ou aos ISRNs, que costumam ser os medicamentos de primeira escolha para o tratamento. Seu efeito é analgésico e sedativo, podendo, também, potencializar os efeitos indesejáveis do álcool, o que torna o consumo de bebidas alcoólicas ainda mais perigoso quando se faz tratamento com esse tipo de remédio.

Os medicamentos mais conhecidos dessa classe são a Maprotilina, Mianserina e Mirtazapina e seus efeitos colaterais podem ser ansiedade, agitação, desorientação, comprometimento da memória, alucinações, convulsões, taquicardia, dilatação das pupilas, elevação da temperatura corporal, constipação intestinal e retenção urinária.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Ouça acima, na íntegra, o boletim Pílula Farmacêutica.