A tecnologia oferece novas oportunidades

Mudança de identidade, cultural e de comportamento, são fundamentais para incorporarmos essas novas formas de tecnologia

•

O professor Glauco Arbix, na edição de hoje, explica como é preciso estar aberto para a nova economia digital que vem guiando o mundo atual.

Para Arbix, não é a tecnologia que opera mudanças, e sim as pessoas. A tecnologia nova oferece oportunidades como, por exemplo, a fusão do virtual com o real, que pode trazer benefícios, desde que se procurem novas formas de gerenciamento, processos e, fundamentalmente, nova maneira de pensar. Isso vale para empresas, para a área de saúde, agricultura, nos  serviços, no comércio e também para a própria Universidade. Essa mudança de identidade, cultural e de comportamento, é fundamental para incorporarmos essas novas formas de tecnologia ligadas à digitalização.

O colunista ressalta ser fundamental que as pessoas, no âmbito da Universidade, encontrem estruturas mais colaborativas e menos hierarquizadas. “Que a estrutura dos departamentos não atrapalhe o livre curso das ideias. É fundamental estar completamente aberto à mistura de hierarquias, de níveis, de planos.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Observatório da Inovação.

•