Mundo caminha de atentado a atentado

Mortes no Egito, mortes na Inglaterra. Para a colunista Marília Fiorillo, é como se vivêssemos uma guerra mundial pulverizada

 29/05/2017 - Publicado há 7 anos

 

Logo da Rádio USP

A imprensa mundial continua registrando a ocorrência de atentados. Na sexta-feira (26),  um ônibus transportando cristãos foi alvejado por tiros, no Egito:  29 pessoas morreram e outras 24 ficaram feridas. O atentado foi reivindicado pelo Estado Islâmico. Na Inglaterra, o estado de alerta foi elevado ao seu nível máximo após o atentado em Manchester, cuja autoria ainda permanece duvidosa, embora tenha sido reivindicada pelo Estado Islâmico, sempre oportunista na hora de assumir para si atentados cometidos por outros grupos.

Manchester abriga a maior comunidade líbia da diáspora pós-Kadhafi. O autor do atentado, um jovem de 22 anos, é de família líbia. Especula-se que o pai do rapaz teria ligações com a Al-Qaeda. No entanto, o que ficou do episódio foi a resposta da comunidade de Manchester, cujas manifestações de solidariedade e generosidade não permitiram o surgimento de discursos de ódio. Além disso, o grande herói desse episódio de solidariedade foi um morador de rua, que auxiliou dezenas de crianças.

“A gente tem um pouco a sensação de que está vivendo uma guerra mundial pulverizada. É como se fosse uma guerra mundial fragmentada, randômica, pulverizada, o que nos deixa meio acuados e assustados”, afirma a professora Marília Fiorillo em sua coluna “Conflito e Diálogo”, no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.