Instituto de Medicina Tropical terá Centro de Simulação de Doenças Negligenciadas

Investimentos para construção do novo prédio foram anunciados em evento no Instituto Central do Hospital das Clínicas, no dia 11 de novembro, pelo governador Rodrigo Garcia

16/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 21/11/2022 as 16:11
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior (ao microfone), agradeceu aos que trabalham no HC, pela capacidade e agilidade no exercício de suas funções e ao governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, pelo respeito e investimento realizado na Universidade e em suas instituições associadas – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Instituto de Medicina Tropical, centro interdepartamental ligado à Faculdade de Medicina (FM), ganhará um novo prédio. Trata-se do Centro de Simulação de Doenças Negligenciadas, que estará focado no estudo de doenças tropicais e saúde internacional. O repasse de R$ 22 milhões para a construção da nova infraestrutura do instituto foi anunciado pelo governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, em um evento realizado no dia 10 de novembro.

Com o novo prédio, o centro de pesquisa poderá expandir suas pesquisas na área de doenças emergentes e reemergentes de alto potencial epidêmico, como covid-19, varíola do macaco, febre amarela, dengue, entre outras. O espaço de 3,7 mil metros quadrados contará com laboratórios, além de espaço para atividades acadêmicas de simulação de procedimentos médicos para alunos da FM.

Na ocasião, também foram entregues a reforma de três alas do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da FM: a UTI do Trauma e as enfermarias da Geriatria e da Reumatologia. O investimento de R$ 8 milhões em melhorias no Instituto Central do HC resultará no aumento do número de leitos oferecidos e do monitoramento de pacientes, além do avanço da infraestrutura das alas. As mudanças beneficiarão usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O investimento de R$ 8 milhões em melhorias no Instituto Central do HC resultará no aumento do número de leitos oferecidos e do monitoramento de pacientes – Foto Marcos Santos/USP Imagens

Em discurso no evento, que contou com a presença de  autoridades governamentais e profissionais da área da saúde, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, agradeceu aos que trabalham no Hospital das Clínicas pela capacidade e agilidade no exercício de suas funções e ao governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, pelo respeito e investimento realizado na Universidade e em suas instituições associadas. “Eu tenho certeza que o governo de São Paulo está contente com cada real investido no HC, que se transforma em uma melhora direta para a população”, afirmou, elogiando a atuação do hospital durante a pandemia.

Garcia parabenizou a atual gestão reitoral pelo quase um ano à frente da Universidade e pelos investimentos feitos pela Reitoria nos Hospitais das Clínicas de São Paulo e de Ribeirão Preto.  O governador também destacou as iniciativas do Governo no Estado relacionadas à área da saúde. “Nós inauguramos um novo momento nessa relação entre Governo e Universidade. Todos estamos no mesmo lugar: do lado de São Paulo, da ciência, da pesquisa e da verdade”, finalizou.

“Tanto a entrega das reformas quanto a construção deste novo prédio vão corroborar e promover ainda mais as vocações do sistema Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas, que são, além da assistência de qualidade, a produção de conhecimento científico e formação de novos profissionais da medicina alinhados com os desafios que a saúde tem posto nos tempos atuais e futuros”, afirmou a diretora da FM e presidente do Conselho Deliberativo do HC-FMUSP, Eloísa Bonfá.