USP e Fiocruz criam grupo de trabalho de acordo internacional para prevenção, preparação e resposta às pandemias

O grupo de trabalho reúne membros da comunidade acadêmica, setor da saúde, sociedade civil, parlamento e de órgãos estatais; reforma do Regulamento Sanitário Internacional também será abordada

 13/10/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Fotomontagem com imagens de Freepik, USP e Fiocruz

 

O Instituto de Relações Internacionais (IRI) e a Faculdade de Saúde Pública (FSP), ambos da USP, junto ao Centro de Relações Internacionais (Cris) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), criaram um grupo de trabalho sobre o acordo internacional para prevenção, preparação e resposta às pandemias e a reforma do Regulamento Sanitário Internacional. O GT Acordo sobre Pandemias e Reforma do RSI reúne membros da comunidade acadêmica, setor da saúde, sociedade civil, parlamento e de órgãos estatais relacionados ao tema. A iniciativa tem como objetivo fornecer subsídios à sociedade e ao Estado brasileiro para acompanhamento crítico das negociações do acordo e eventual formulação de propostas, assim como para promover e difundir a produção acadêmica sobre a temática.

Coordenado pela professora Deisy Ventura, da FSP, e Luiz Augusto Galvão, pesquisador do Cris-Fiocruz, o GT atuará por meio de reuniões periódicas para discutir o andamento das negociações e de publicações que veiculem a produção acadêmica e técnica do GT e de seus membros. O grupo propõe contribuir para o incremento da participação social nas negociações internacionais e destacar a importância da estrutura jurídica da saúde global e da diplomacia da saúde.

A apresentação completa do GT pode ser conferida através deste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.