Hospital das Clínicas ganhará novo prédio para otorrino, oftalmo e cirurgia plástica

Ricardo Bento fala que o Instituto Dr. Ovídio Pires de Campos, previsto para ser finalizado em dois anos, e a ampliação dos serviços “vai liberar áreas do Instituto Central para doenças mais complexas”

13/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 15/07/2022 as 11:11
Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP) – Foto: Reprodução/HCFMUSP
Logo da Rádio USP

A USP está investindo R$ 150 milhões no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) para a construção de um novo instituto e um centro de pesquisas clínicas. O Instituto Dr. Ovídio Pires de Campos contará com as especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, cabeça e pescoço, cirurgia plástica e craniomaxilofacial. O projeto faz parte do plano de investimentos da Reitoria que também prevê a destinação de R$ 67 milhões ao Hospital das Clínicas ligado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

+ Mais

USP vai investir R$ 217 milhões nos Hospitais das Clínicas de São Paulo e de Ribeirão Preto

Previsto para ser finalizado em dois anos, o instituto é um projeto de dez anos para atender a essas demandas que representam mais de 30% do total de atendimentos do Instituto Central, que abriga o pronto-socorro do HC. Essa ampliação dos serviços “vai liberar áreas do Instituto Central para doenças mais complexas”, afirma Ricardo Bento, professor do Departamento de Otorrinolaringologia da FM-USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição. “Realmente é uma conquista muito grande para a população, porque vai pelo menos quadruplicar o número de atendimento dessas áreas.”

Sendo um centro de referência, os atendimentos se concentrarão em casos complexos: na oftalmologia, em cirurgias de catarata, refrativas e de tumores; na otorrinolaringologia, com as doenças do trato respiratório superior, como a covid-19 e a gripe; na área de cabeça e pescoço, com as doenças na tireoide, congênitas e da cirurgia craniomaxilofacial, como as fissuras labiopalatinas e os traumas de face. No tratamento da surdez, o HC faz “um dos maiores atendimentos do mundo de pessoas surdas, crianças e adultos”, cita Bento, com o fornecimento de aparelhos de audição convencionais e a realização do procedimento do implante coclear.

Pesquisas

O Centro de Pesquisas Clínicas trabalhará desenvolvendo novas drogas e técnicas de tratamento com a possibilidade de parceria com a iniciativa privada para trazê-las ao mercado, além de reunir todas as pesquisas em andamento dos departamentos do HC num só local.

Bento também destaca a importância do ensino que acontece no HC para o futuro. “A formação de novos profissionais, não só médicos, como a enfermagem, a fonoaudiologia, e a oncologia e demais áreas da saúde, você vai formar uma gama de profissionais que vão acabar se espalhando pelo Brasil.”

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.