Hospital das Clínicas ganhará novo prédio para otorrino, oftalmo e cirurgia plástica

Ricardo Bento fala que o Instituto Dr. Ovídio Pires de Campos, previsto para ser finalizado em dois anos, e a ampliação dos serviços “vai liberar áreas do Instituto Central para doenças mais complexas”

13/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 15/07/2022 as 11:11
Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP) – Foto: Reprodução/HCFMUSP
Logo da Rádio USP

A USP está investindo R$ 150 milhões no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) para a construção de um novo instituto e um centro de pesquisas clínicas. O Instituto Dr. Ovídio Pires de Campos contará com as especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, cabeça e pescoço, cirurgia plástica e craniomaxilofacial. O projeto faz parte do plano de investimentos da Reitoria que também prevê a destinação de R$ 67 milhões ao Hospital das Clínicas ligado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

+ Mais

USP vai investir R$ 217 milhões nos Hospitais das Clínicas de São Paulo e de Ribeirão Preto

Previsto para ser finalizado em dois anos, o instituto é um projeto de dez anos para atender a essas demandas que representam mais de 30% do total de atendimentos do Instituto Central, que abriga o pronto-socorro do HC. Essa ampliação dos serviços “vai liberar áreas do Instituto Central para doenças mais complexas”, afirma Ricardo Bento, professor do Departamento de Otorrinolaringologia da FM-USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição. “Realmente é uma conquista muito grande para a população, porque vai pelo menos quadruplicar o número de atendimento dessas áreas.”

Sendo um centro de referência, os atendimentos se concentrarão em casos complexos: na oftalmologia, em cirurgias de catarata, refrativas e de tumores; na otorrinolaringologia, com as doenças do trato respiratório superior, como a covid-19 e a gripe; na área de cabeça e pescoço, com as doenças na tireoide, congênitas e da cirurgia craniomaxilofacial, como as fissuras labiopalatinas e os traumas de face. No tratamento da surdez, o HC faz “um dos maiores atendimentos do mundo de pessoas surdas, crianças e adultos”, cita Bento, com o fornecimento de aparelhos de audição convencionais e a realização do procedimento do implante coclear.

Pesquisas

O Centro de Pesquisas Clínicas trabalhará desenvolvendo novas drogas e técnicas de tratamento com a possibilidade de parceria com a iniciativa privada para trazê-las ao mercado, além de reunir todas as pesquisas em andamento dos departamentos do HC num só local.

Bento também destaca a importância do ensino que acontece no HC para o futuro. “A formação de novos profissionais, não só médicos, como a enfermagem, a fonoaudiologia, e a oncologia e demais áreas da saúde, você vai formar uma gama de profissionais que vão acabar se espalhando pelo Brasil.”

Jornal da USP no Ar