Momento Sociedade #60: Mobilidade é um dos principais desafios em grandes cidades

José Luiz Portella comenta os principais problemas a serem tratados pelos prefeitos eleitos com o fim do segundo turno

 01/12/2020 - Publicado há 3 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade #60: Mobilidade é um dos principais desafios em grandes cidades
/

Com o fim do segundo turno das eleições municipais, os candidatos que assumirão as Prefeituras enfrentarão desafios pelos próximos quatro anos, principalmente nas grandes cidades, onde a gestão tende a ser mais complexa. No Momento Sociedade de hoje (30), José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, discute quais são as principais demandas que precisarão ser atendidas pelos prefeitos.

A saúde é uma preocupação clássica, mas que toma maiores proporções com a pandemia de covid-19. Com a continuidade da doença, se faz necessária uma logística de atendimento eficaz também para a distribuição e aplicação da vacina, que não é igual às comuns. Com o possível fim do Auxílio Emergencial, a pandemia também afeta a questão econômica e faz com que a geração de emprego e renda também deva ser prioridade.

Além disso, mobilidade e transporte são essenciais em grandes centros urbanos como São Paulo. Portella considera essa questão essencial e faz uma analogia: “O transporte é como um sangue que abastece as células, pois tudo depende de as pessoas poderem se deslocar para trabalhar, para buscar atendimento médico, lazer e entretenimento, e isso muda a vida das pessoas”. Para tornar essa área mais eficiente, o doutor pela FFLCH indica a necessidade de melhor uso e integração de diferentes modais, bem como a reorganização dos corredores de ônibus e da coordenação semafórica. “As pessoas acabam esquecendo da importância do semáforo. Com a implantação de sistemas inteligentes, é possível aumentar a fluidez de 10% a 15%, o que representa mais tempo para o cidadão. Isso, somado a uma melhor coordenação e mudanças no Plano Diretor, pode causar uma melhora de 35% a 40% da fluidez.”

Saiba mais sobre os desafios de gestão em grandes cidades ouvindo a entrevista na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.