Semana tem eventos on-line e gratuitos com especialistas da USP

De 3 a 6 de novembro, webinars, lives, seminários e outros encontros estarão disponíveis em transmissões pela internet

 02/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 03/11/2020 as 11:14
Foto: Freepik

Confira a programação de webinars, lives, seminários e outros encontros que serão realizados na semana de 3 a 6 de novembro. As atividades são organizadas por pesquisadores da USP e podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet.

3 de novembro – terça-feira

O cenário da educação básica no Brasil: Análise do IDEB 2019

Com transmissão a partir das 10 horas, evento on-line vai abordar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, importante instrumento condutor de políticas públicas em prol da melhoria na qualidade da educação. O evento é promovido pela Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto (IEA-RP). Confira o evento neste link.

Políticas de Mudanças Climáticas: uma Análise Multinível

A partir das 10 horas, o grupo de pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP com o Instituto das Américas (IdA) e a Revista Confins – Revista Franco-Brasileira de Geografia apresentam em evento on-line artigos publicados no Dossiê Políticas de Mudanças Climáticas e as mudanças climáticas em contexto de insegurança alimentar. Confira a transmissão pela página do IEA, neste link.

BAPHORAU – Sarau Baphônico da Faculdade de Saúde Pública

Às 14 horas, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove eventos on-line sobre o luto e a memória durante a pandemia. O evento, que também acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro, propõe apresentar formas artísticas de saber, cuidado e saúde no e do corpo, para além das normas acadêmico-científicas tradicionais. No dia 6 de novembro, às 14h, será realziado um ritual de luto pelas mais de 150.000 mortes (dados de outubro de 2020) associadas diretamente à pandemia de covid-19 no Brasil. Confira a programação completa neste link. As transmissões serão realizadas no canal da FSP no Youtube.

Mais Educação, por Favor! Dilemas e Desafios na Construção do Conhecimento

Às 17 horas, o webinar do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP vai abordar de que forma a escuta das crianças sobre suas experiências dentro ou fora do espaço escolar, num contexto em que o uso das tecnologias digitais está culturalmente inserido em nossas vidas, consiste em algo fundamental para construirmos propostas escolares que as considerem de fato. O objetivo é contribuir para a reflexão e a formulação de uma agenda propositiva para orientar políticas públicas. Acompanhe o evento neste link.


4 de novembro – quarta-feira

As Relações Entre a URSS e o Brasil na Guerra Fria

às 18 horas, o Laboratório de Estudos da Ásia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP vai promover uma palestra on-line sobre as relações entre URSS e Brasil na época da Guerra Fria com o historiador Gianfranco Caterina. Para acompanhar, basta acessar o evento pelo Google Meet, neste link.

II Congresso Internacional de Sustentabilidade em Têxtil e Moda

Segundo encontro do SUSTEXMODA 2020, a partir das 9 horas, tem com tema Os Impactos da Covid 19 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Cadeia Têxtil e Indústria da Moda e será dividido em três grupos de trabalho: meio ambiente, sociedade e economia. O evento será transmitido dias 4, 5 e 6 de novembro. Para participar pela página do IEA (http://www.iea.usp.br/aovivo) é preciso fazer a inscrição pelo formulário on-line neste link.


5 de novembro – quinta-feira

Women in Portuguese America

A partir das 14 horas, em evento on-line, as professoras Maria Clara Paixão de Sousa e Vanessa Martins do Monte, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, vão falar sobre o resgaste da história de mulheres na história brasileira pelo projeto de pesquisa Mulheres na América Portuguesa. O evento é promovido em parceria com o Department of Romance Languages and Literatures and Early Modern, da Harvard University. Para receber o link de transmissão, é necessário fazer a inscrição pelo formulário on-line, neste link.

Jovens Mulheres no Poder: Entre a Identidade e a Singularidade

Às 19h15, o quarto encontro do ciclo Mulheres no Poder: E Aí, Cheguei! Como Fazer a Diferença? visa promover reflexões sobre os desafios para mulheres que ocupam posições de destaque em diferentes espaços da sociedade brasileira. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa nPeriferias e pelo Grupo de Pesquisas e Estudos das Políticas Públicas para a Inclusão Social (Geppis) do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Confira aqui a transmissão.


6 de novembro – sexta-feira

Pandemia e a Crise do Capitalismo

Às 17 horas, o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, transmite o terceiro seminário do ciclo Pandemia e a Crise do Capitalismo com a participação de Lena Lavinas, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Hugo Fanton, professor convidado da Universidade de Freiburg. A mediação será de Daniel Puglia, professor do Departamento de Letras Modernas da FFLCH. O evento será transmitido pelo canal da FFLCH no Youtube, neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.