Momento Sociedade #35: Lockdown é necessário em São Paulo

José Luiz Portella aponta necessidade de lockdown no Estado e opina sobre rodízio recentemente instituído na capital paulista

 12/05/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 26/05/2020 as 15:31
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade #35: Lockdown é necessário em São Paulo
/

Nos últimos dias, vem sendo comentada a possibilidade de um lockdown em São Paulo. Para José Luiz Portella, a medida não só pode, como deve ser instituída no Estado. O doutor em História Econômica da FFLCH, ex-secretário estadual dos Transportes Metropolitanos e de Serviços e Obras da Prefeitura de São Paulo, comenta no Momento Sociedade de hoje o iminente bloqueio total e o “mal planejado” rodízio 50% recentemente imposto na capital.

O Estado de São Paulo está prestes a ter um bloqueio total; a medida visa a achatar a curva de crescimento da disseminação da covid-19. De acordo com Portella, o lockdown desafoga o sistema hospitalar e possibilita o aprimoramento dos tratamentos, que ganham tempo para ser testados. “Ele [o lockdown] já devia ter sido feito, foi uma falha do Mandetta. Se fizesse lockdown desde aquele momento [começo da pandemia], provavelmente já estaríamos saindo paulatinamente do isolamento”, aponta o doutorando.

Nesta segunda-feira (11), passa a valer o rodízio de carros 50% na cidade de São Paulo. A medida, instituída pelo prefeito Bruno Covas, é mais uma tentativa de manter as pessoas em casa e conter a disseminação do novo coronavírus.  Segundo Portella, “essa é a intenção, mas não havendo restrição no transporte público, vai ser pior. O rodízio foi muito mal planejado”.

O pressuposto da tentativa é diminuir o contágio via aglomeração, todavia, instituir o rodízio leva ao aumento do número de pessoas nos transportes públicos — o que resulta no extremo oposto. Para ele, a medida não impede de fato que as pessoas saiam de casa, somente cria empecilho ao uso do transporte individual. “Ou você faz o rodízio combinado com uma restrição do transporte público, ou não funciona”, completa Portella.

Ouça no player acima o episódio completo deste Momento Sociedade.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.