Um roteiro para tentar entender o contemporâneo

O colunista Martin Grossmann compartilha algumas atividades para despertar a reflexão da cultura atual

11/03/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

“Compartilho a primeira atividade que passei para os alunos na disciplina optativa que ministro no primeiro semestre: o título é Estados, Formas e Processos da Cultura na Atualidade”, explica o professor Martin Grossmann em sua coluna Na Cultura o Centro Está em Toda Parte, da Rádio USP (clique e ouça o player acima). “Através das aulas, buscamos tentar entender a cultura contemporânea com recursos da atualidade. Mas também com referencial histórico conceitual, que tem como ponto de partida a teoria da modernidade.”

O professor conta aos ouvintes/leitores o roteiro que passou em sala de aula. “A atividade foi dada para que os alunos tivessem uma experiência cultural antes do início das aulas. Pedi para que lessem dois livros: No Enxame: Perspectivas no Digital é um lançamento da Editora Vozes, do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, que teve sua formação filosófica na Alemanha.” O livro mostra a influência da mídia digital no cotidiano, transformando o comportamento, o pensamento e a percepção.

“O segundo livro é Ideias para Adiar o Fim do Mundo, do líder ativista e filósofo indígena Ailton Krenak, que se tornou muito conhecido pelo pronunciamento que fez em 1986, em Brasília, na Assembleia Constituinte.” Grossmann lembra o protesto de Krenak pelos direitos indígenas, na época, pintando o rosto com a tinta preta de jenipapo.

Neste roteiro, o professor inclui O Parasita, vencedor do Oscar deste ano, filme do sul-coreano Bong Joon-Ho, que estreou no Brasil em 7 de novembro. “O filme, comparativamente, tem grandes relações com a situação da desigualdade no Brasil.” E, por fim, o colunista orienta sobre a importância de conhecer o MASP. “É um museu que dialoga com a cidade”, afirma. O professor destaca, em especial, três exposições de mulheres artistas: a portuguesa Leonor Antunes, a Gego, venezuelana de origem alemã, e a brasileira Ana Bella Geiger. “São distintas experiências culturais. Mas espero possam iluminar o nosso início do ano letivo.”

Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.