Jornada lembra o centenário de Gilda de Mello e Souza

Coordenador do evento fala sobre a homenagem no programa “Via Sampa”, da Rádio USP

 04/12/2019 - Publicado há 4 anos

Ouça no link abaixo entrevista com o pesquisador Bruno Almeida Maia, um dos organizadores da Jornada em Homenagem a Gilda de Mello e Souza, transmitida no dia 4 de dezembro de 2019 pela Rádio USP (93,7 MHz).

Logo da Rádio USP
A professora da USP, ensaísta e crítica de arte Gilda de Mello e Souza (1919-2005) – Foto: IEB/USP

O centenário da Professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP Gilda de Mello e Souza (1919-2005) será comemorado nesta sexta-feira, dia 6, das 9 às 18h30, com um evento na Fundação Ema Klabin, em São Paulo.

A Jornada em Homenagem a Gilda de Mello e Souza vai reunir pesquisadores para discutir a obra da professora, que publicou livros ligados às áreas de estética, moda e literatura. Entre os presentes vão estar o Professor Emérito da Faculdade de Direito da USP Celso Lafer, diretor-presidente da Fundação Ema Klabin, a Professora Emérita da FFLCH Walnice Nogueira Galvão e o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, também professor da FFLCH.

Gilda é autora de O Tupi e o Alaúde: Uma Interpretação de Macunaíma (1979), Exercícios de Leitura (1980), Os Melhores Poemas de Mário de Andrade – Seleção e Apresentação (1988), O Espírito das Roupas: a Moda no Século Dezenove (1987) e A Ideia e o Figurado (2005).

No dia 4 de dezembro, um dos organizadores da Jornada em Homenagem a Gilda de Mello e Souza, o pesquisador Bruno Almeida Maia, foi entrevistado no programa Via Sampa, da Rádio USP (93,7 MHz).

Ouça no link acima a íntegra da entrevista.

A Jornada em Homenagem a Gilda de Mello e Souza será realizada nesta sexta-feira, dia 6, das 9 às 18h30, na Fundação Ema Klabin (Rua Portugal, 43, Jardim Europa, em São Paulo). Entrada grátis. As inscrições devem ser feitas na página do evento. Mais informações podem ser obtidas na página da Fundação Ema Klabin e pelo telefone (11) 3897-3232.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.