Professor da USP é o segundo mais influente do mundo na área de ortodontia 

Os resultados fazem parte do estudo “Tendências Atuais” das revistas de ortodontia listadas no “Journal Citation Reports”

 16/12/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 19/12/2019 as 8:48

O vice-diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Guilherme Janson, é o segundo pesquisador do mundo mais citado pelos pares na área da ortodontia mundial. 

Os resultados fazem parte do estudo Tendências Atuais das revistas de ortodontia listadas no Journal Citation Reports, pesquisa bibliométrica publicada pela revista American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics. Em outros rankings, o professor aparece na primeira colocação em quantidade de artigos publicados.  “Eu não sabia desse estudo, mas havendo uma classificação, eu esperava pelo menos aparecer em algumas das posições, entre os dez pelo menos”, diz o professor.  

Guilherme Janson, vice-diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Além do reconhecimento de competente trabalho científico, os resultados incentivam os jovens, futuros profissionais de odontologia, e auxiliam no avanço da ortodontia. “A ortodontia, que tem nos aparelhos dentários a sua parte mais conhecida do público em geral, tem nos mini-implantes e em peças praticamente imperceptíveis os seus mais recentes avanços”, avalia.   

A realidade da ortodontia de hoje ultrapassou as gerações e está presente em todas as faixas etárias. Aquele estereótipo de que apenas adolescentes tinham o privilégio de possuírem o sorriso metálico parece ter acabado. Janson revela que a maior parte das pessoas que buscam a ortodontia é motivada por uma questão estética e faz questão de esclarecer que, na sua área, a parte estética é muito importante, mas o lado funcional da correção dentária vai bem além disso.

Janson, além de vice-diretor da FOB, é titular do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da faculdade bauruense, é diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e ocupa o cargo de superintendente substituto pro-tempore do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP. 

Ouça no player acima a entrevista com o professor Guilherme Janson na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.