Trump não compra Groenlândia e manda rainha às favas

Marília Fiorillo fala sobre a tentativa frustrada de Trump de comprar a Groenlândia da Dinamarca e de sua reação

 23/08/2019 - Publicado há 5 anos

Parece piada, mas é verdade, tanto que foi o tema escolhido pela professora Marília Fiorillo para sua coluna desta semana. Estamos falando da tentativa frustrada de Donald Trump de comprar a Groenlândia. Como não obteve sucesso, “esse empreendedor imobiliário, atualmente na função de presidente dos Estados Unidos”,  simplesmente – e grosseiramente – cancelou sua viagem à Dinamarca, sua primeira visita oficial àquele país, que tem um dos mais altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Sempre é bom lembrar que a Groenlândia constitui-se num território autônomo, com primeiro-ministro próprio.

Mais uma vez, é o novo estilo de governança – governança boçal – marcando presença. “Não se trata de um insulto, é antes um estilo”, diz Marília, ao aprofundar-se na questão. “Se o empreiteiro não pode comprar o Polo Norte para erguer a sua torre de gelo, então o presidente em exercício da maior potência militar – que é a mesma pessoa – manda a rainha e a premiê às favas, com uma sinceridade comovente.” A vulgaridade é tamanha que sequer gerou uma crise diplomática, no melhor estilo, e, invertendo a equação, seria trágico, se não fosse cômico. No entanto, piadas à parte, a colunista deixa uma pergunta no ar: “E se esse estilo de governança se tornar moda?”.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Conflito e Diálogo
A coluna Conflito e Diálogo, com a professora Marília Fiorillo, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.